Ir para conteúdo


Bem Vindo(a) ao Fórum Canaril Almada

Bem Vindo(a) ao Fórum Canaril Almada, como a maioria das comunidades on-line você deve registar-se para ver grande parte do conteúdo ou postar na nossa comunidade, mas não se preocupe este é um processo simples que exige o mínimo de informação para sua inscrição. Além de ser Fórum Canaril Almada Pode criar a sua conta e uma assinatura.
  • Iniciar novos tópicos e responder a outros.
  • Inscrever-se para temas e fóruns para obter atualizações automáticas.
  • Obtenha seu próprio perfil para fazer novos amigos
  • Personalizar a sua experiência aqui.
  • Publicar as suas fotos, vídeos.
  • Classificados inteiramente disponiveis para as suas vendas.
Não é membro? Perca 2 minutos e faça parte da maior comunidade Ornitológica de Portugal: http://forumpt.canar...ection=register

Se já é membro então faça o seu login aqui: http://forumpt.canar...l&section=login

Perdeu a sua palavra passe? Recupere-a aqui: http://forumpt.canar...ection=lostpass
Guest Message by DevFuse
 

EUMOS-NEGROS DE OLHOS CLAROS


  • Responder
Não há respostas para este tópico

#1 Guest_Pato_*

  • Visitante

Postado 23 dezembro 2009 - 12:52


Os Canários Roller de cor já săo criados domesticamente há cerca de 500 anos. Seu ancestral (serinus canarius) ainda vive nas Ilhas Canárias graças ŕ dedicaçăo dos abnegados amantes que se dedicam a esta arte os criadores de todo o mundo.

Saiba que o canário ancestral é um exemplo "parecido" com o nosso atual Verde Nevado. A partir dele os criadores ao longo destes 500 anos foram percebendo e fixando cada uma das mutaçőes na proporçăo em que estas ocorriam.

Hoje já săo perto de 500 (quinhentas) cores diferentes (mutaçőes) fixadas pelo homem.

Imagine a glória quando conseguiram fixar as mutaçőes que substituam as estrias negras dos verdes por estrias marrons dos Canelas, Isabelinos e Acetinados. E o surgimento dos Brancos e dos exemplares totalmente Amarelos, que maravilha! Do mesmo modo, sucesso foi a fixaçăo dos olhos vermelhos!!! Outro grande sucesso foi, depois de centenas de tentativas/conseguir um exemplar totalmente vermelho, foi um salto extraordinário na canaricultura.

Ainda restavam duas metas a serem atingidas. Uma delas era o exemplar de estrias negras e olhos vermelhos e a outra é o canário totalmente negro.

Eis que, há poucos anos atrás, apareceram os EUMOS. Esta mutaçăo é diferente de tudo que já se tinha visto, pois tem ESTRIAS NEGRAS E OLHOS CLAROS (VERMELHOS).

Veja que todos os outros exemplares de olhos vermelhos (Albinos. Lutinos, Féos, Acetinados) năo possuem melanina negra.Daí os eumos serem considerados diferentes de tudo que os criadores haviam conseguido até entăo.

Esta nova cor foi trazida para o Brasil há cerca de 4 ou 5 anos pelo Sr. Beraldi. Inicialmente, os criadores năo deram a ela muita importância, porém agora, observando com mais atençăo, entendendo sua importância para a canaricultura, estăo passando a criá-los com muito entusiasmo.

Esta mutaçăo foi reconhecida pela COM e pela FOB apenas nas cores Negro Marrom Oxidado Eumo, Ágata Eumo e Canela Eumo.

O Isabelino Eumo năo foi oficializado, pois seu fenótipo fica descaracterizado para concurso, fica parecido com outras mutaçőes.

Embora os primeiros Eumos tenham vindo da linha sem fator, hoje já existem ótimos (poucos) exemplares com fator vermelho.

Fenótipo padrăo

O fator Eumo carcteriza-se por uma reduçăo da eumelanina negra ou marrom, clareando a tonalidade das estrias, envoltura, olhos e partes córneas, assim como é inibidor da feomelanina.

O canário verde eumo, azul eumo e cobre eumo

Nos canários Negro-Marrons Eumos a reduçăo da eumelanina negra é tăo acentuada que eles ficam com as patas, unhas, e bico claros.

A envoltura também é muito reduzida, e qualquer criador que nunca tenha sido "apresentado" a estes exemplares năo os identificaria, pois săo muito diferentes dos Verdes e Azuis Clássicos (patas escuras e envoltura carregada de eumelanina).

Suas estrias săo bem marcadas na tonalidade negro acinzentados e seus
olhos săo vermelhos escuros.


Acasalamento

Devido a mutaçăo Eumo ser recente e aos canários possuírem olhos vermelhos, devemos? acasalá-los com portadores de Eumo. Desta maneira conseguiremos filhotes mais fortes e saudáveis.

Um detalhe a ser considerado é que, assim como nos Topázios, năo existe nenhum problema do portador de Eumo possuir UNHA BRANCA.

Isto porque os verdes. Azuis e Cobres Eumos possuem patas claras, inclusive as unhas.

O canário ágata eumo

O canário Ágata Eumo é caracterizado por possuir estrias marcadas
na tonalidade cinza escuro e envoltura cinza bem clarinho, dando, um contraste bem acentuado entre as estrias.


As patas, unhas e bico, assim como em qualquer Ágata clássico, săo claros.

Os olhos dos Ágatas Eumos săo bem vermelhos.

Acasalamento

Assim como nos Verdes Eumos, os Ágatas Eumos também devem ser acasalados com portadores de Eumos para o obtençăo de filhotes mais rústicos.

A diferença do verde eumo e do ágata eumo

A principal diferença entre o Negro Diluído Eumo (Ágata Eumo) e o Negro Oxidado Eumo (Verde Eumo, Azul Eumo e Cobre Eumo) é a ENVOLTURA, que nos Ágatas é bem mais clara permitindo excelente contraste. Por isso, nota-se bem o fundo branco nos mosaicos e nos prateados.

Da mesma forma, o lipocromo entre as estrias do Ágata Eumo é bem mais visível nos intensos e nevados. Já no Verde Eumo a envoltura mais forte atrapalha a nitidez da cor de fundo.




FONTE: Eliane Seixas e Gilberto Seixas

Editado por Bento, 23 dezembro 2009 - 07:13 .






1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Alojamento Web DESITAL